Por que o Diabo tentou Jesus?

Padre José Fortea

O Diabo sabia que Jesus era Deus, sabia, portanto, que era impossivel que pecasse. Porque O tentou então? E mais, sabia que o feito de resistir a qualquer tentação O santificaria ainda mais como Homem. E que portanto, o demonio, ao tenta – lO na realidade, por fim e sem querê – lo, se converteria em instrumento de santificação de Jesus.

Por que então fazer algo inutil e que serviria para o bem? A resposta é simples: o Diabo não pôde resistir. A tentação foi demasiadamente grande, mesmo para o Diabo. Tentar a Deus! Não podia deixar de escapar aquela ocasião. Sabia que era impossivel faze – lO pecar, porem nao pôde resistir à tentação de tenta – lO. A situação era como a do fumante que sabe o mal que o cigarro faz, mas nao pode deixar de fumar. Assim, o Diabo sabia que tenta – lO era um erro, porém caiu na tentação. A criatura tentando Deus! Era lógico que cairia no erro de tentar, pois resistir a tal tentação o demônio teria necessitado da virtude da fortaleza. E qualquer coisa podemos pedir ao demônio, menos virtude!

Da mesma maneira, às vezes, os demônios fazem coisas que a longo prazo os prejudicam, porém nao resistem a fazer o mal agora, ainda que, contendo – se, poderiam conseguir um mal maior depois. Por tudo isso se vê que até o demônio sofre tentação. Tentação que procede do seu próprio interior.

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.comSaiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)

Anúncios

2 respostas em “Por que o Diabo tentou Jesus?

  1. Danilo! Só uma pergunta. Jesus experimentando, vivendo em tudo as fraquezas da humanidade, não teria também momentos de dúvida quanto a Sua vocação e filiação divina? Perceba que a Palavra diz que naquele momento “Jesus tinha fome” estava enfraquecido em suas forças. E o demônio aproveita de situações de fraqueza do ser humano para pô-lo a prova. Momentos em que nós somos tentados a pensar “todas as coisas que Deus me disse, foram ilusões só minhas”. Não seria esse o intuito do demônio? Ele que é anjo conhecedor de realidades, não viu a possibilidade do homem Jesus, na hora da carencia fisica, talvez ceder. Nem estou questionando o apontamento destacado no artigo, porque realmente a tentação serviu de testemunho de Jesus ao Pai, mas, o que estou relatando não poderia também ser uma possibilidade que Satanás enxergou?

    • Penso que Jesus naquele momento em que foi tentado não tinha dúvida em relação `a sua filiação Divina. Pois quando era ainda criança e se perdeu dos seus pais, Jesus deixou bem claro que tinha consciência de quem ele era quando respondeu aos seus pais:
      “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai?” (Lc 2,49)

      No Batismo do rio Jordão, antes de estar no deserto e ser tentado a Palavra nos ensina que:
      “Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água, e o céu se abriu. E ele viu o Espírito de Deus descer, como uma pomba, e vir sobre ele.E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado; nele está meu pleno agrado”.(Mt 3,16-17)

      Jesus tinha então consciencia de quem Ele era…talvez a Sua missão foi sendo aos poucos esclarecida…

      Mas todas estas coisas não são contrárias ao que nos respondeu Padre José Fortea nesta pergunta acima: Independente de ter sido uma fraqueza humana de Jesus, mesmo que tenha sido uma dúvida, carencia fisica, o centro desta resposta está em que: Satanás ao encontrar uma oportunidade independente da qual ele encontrou, ele mesmo não resistiu “a tentação de tentar Jesus”; mesmo sabendo que Jesus não pecaria. Satanás não resistiu a possibilidade de arriscar, pois para conseguir tal resistência e não tentar, precisaria da graça de Deus, e isso é obvio que ele nao teria. Aqui esta o centro desta resposta! Para se resistir a qualquer tentação é necessário a graça de Deus, Satanás viu a possibilidade e não conseguiria resistir a tal ato…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s