A confusão entre os Santos Católicos e os Orixás! Como começou?

Jesus respondeu: “Cuidado, para que ninguém engane vocês.
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Eu sou o Messias’. E enganarão muita gente.
” (Mt 24, 4-5)

Os Santos Católicos e os Orixas

São Jorge

Para melhor explicarmos isso, é preciso que voltemos um pouco no tempo:

Quando escravos africanos, conhecidos como Iorubas, chegaram ao Brasil trouxeram também suas crenças, suas tradições e seus deuses. Estes deuses não eram o Deus que nós Católicos e cristãos acreditamos, mas era seus deuses, entidades, espíritos evoluídos, mais conhecidos como Orixás.
Os europeus que trouxeram estes escravos eram todos cristãos, e sabiam que estes tipos de deuses que os escravos africanos cultuavam não era o Deus verdadeiro, e por isso proibiram que estes escravos prestassem qualquer tipo de culto à estes deuses.
Os escravos ainda eram ensinados a entender quem de fato era o verdadeiro Deus por meio de uma catequização.
Então os escravos africanos não podendo cultuar os seus deuses, e sabendo que os europeus eram cristãos, decidiram cultuar seus Orixás de forma escondida, e fingiam que estavam cultuando os Santos Católicos estabelecendo assim uma espécie de associação à seus Orixás com os Santos Católicos. Começavam a prestar cultos por exemplo diante de São Jorge, mas na verdade estavam cultuando a Ogum, pois a maioria de seus cultos eram realizados no dialéto de sua tribo de Origem, fazendo assim com que de alguma forma os europeus não entendessem a quem estavam prestando seus cultos, e eram enganados por estas falsas associações…
Existe ainda pequenas diferenças de associações na qual a Umbanda e o Candomblé se utilizam relacionado as suas entidades aos nossos Santos Católicos, mas que para nós Católicos não faz a menor diferença, uma vez que sabemos que a Igreja Católica Apostólica Romana reprova estes tipos de seitas e não é legítimo a realidade de entidades superiores, espíritos evoluídos ou algo do tipo, uma vez que Deus tem como Sua criação os homens e os Anjos. Entre os anjos existem aqueles que fizeram a escolha por Deus, e com Deus governam o mundo, e existe aqueles que rejeitaram Deus, e tornaram – se demônios.

Por isso para nós Católicos só existem Anjos de Deus, e Demônios.

Então muitas pessoas são na verdade confundidas e quando vão à estes tipos de seitas acham que não tem problema, porque lá também tem a imagem de Jesus, lá tem a imagem de Nossa Senhora, tem as imagens dos Santos Católicos. Muitas destas seitas ludibriam as pessoas pela aparência, mas que na verdade não apresentam o verdadeiro Deus. Pessoas são confundidas porque também nestas seitas reza – se o Pai – Nosso e Ave – Maria e coisas do tipo…Mas deixarei para um outro momento também escrever sobre as seitas…

Vou dar alguns exemplos mais conhecidos de associações de Orixás aos Santos Católicos que estas seitas fazem:

Jesus Cristo é associado à Oxalá
Nossa Senhora da Conceição é associada à Iemanjá;
Santa Barbará é associada à Iansã;
São João e São Jerônimo são associados à Xangô
São Jorge é associado à Ogum

Com isso reforço: O que estas seitas apresentam e ensinam NADA TEM HAVER com a doutrina da nossa Igreja Católica Apostólica Romana, nada tem haver com Jesus Cristo. E ainda digo: Estas seitas e o envolvimento com aquilo que elas ensinam podem trazer grandes prejuízos espirituais as pessoas.

Acredito que tenha ficado claro o porquê de muitas vezes imagens de Santos Católicos estarem presentes em seitas ou em lugares que cultuam Orixás.

 

Danilo Gesualdo, é membro da Comunidade Canção Nova e atua junto ao Ministério de Cura e Libertação, residindo em nossa sede em Cachoeira Paulista.
Para contato me envie um e-mail:
livresdetodomal@cancaonova.com
Saiba mais sobre: Danilo Gesualdo ou siga – o no Twitter (danilogesualdo)
Anúncios

2 respostas em “A confusão entre os Santos Católicos e os Orixás! Como começou?

    • Acho de suma importância esse tipo de explicação. Eu já a conhecia e faço uso dessa verdade, já que hoje é obrigatório conteúdos nos livros didáticos incluindo a cultura africana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s